José Bonifácio
SOUSA, Octavio Tarquínio de
Significativo da forma como Octavio Tarquínio enxergava José Bonifácio é o lugar que lhe dá em sua História dos fundadores do Império: a história do personagem está no primeiro dos dez volumes da coleção. Nas palavras do próprio autor, a obra, publicada pela primeira vez em português em 1945, tinha como partido fundir literatura e história, arte e ciência. Tarquínio queria apresentar não apenas o cientista ou o político, mas também o homem. Talvez por causa disso, esta biografia ainda seja a mais abrangente até hoje.
Contando em sua época com uma documentação limitada, o escritor explorou com maestria os documentos do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e da Biblioteca Nacional. Várias de suas hipóteses se confirmaram por estudos subseqüentes.
Há, por outro lado, diversos aspectos da trajetória de José Bonifácio que seriam totalmente revistos pela literatura posterior. Caso dos anos de formação de Bonifácio na Europa, bem como sua atuação como funcionário do governo português.
Aqui, é o herói, o “Patriarca da Independência” que ganha relevo. Entretanto, apesar da revisão que sofreram não apenas a história da Independência, mas a própria historiografia, esta obra não pode ser ignorada pelo interessado na história de José Bonifácio. |