O conceito

José Bonifácio – Obra Completa foi concebido e estruturado de forma a satisfazer todos os tipos de usuário, desde o simples curioso, passando pelo estudante, até o mais especializado historiador profissional.

O site disponibiliza de maneira rápida, fácil e gratuita o maior banco de dados jamais reunido sobre a produção de um grande brasileiro, que atuou em vários campos ao longo de sua vida. E destaca, do conjunto de seus trabalhos como cientista, administrador, político, pensador e poeta, sua realização maior, a do homem de Estado, personagem-chave do processo que, em 1822, fez do Brasil um Império independente.

 


 

 

O site
Há três portas de entrada, e duas janelas, para José Bonifácio – Obra Completa. A partir de todas elas a navegação é rápida e auto-explicativa.

As três portas, fixas na homepage, são: a seção “História em Movimento”, a caixa “Pesquise Aqui” e, claro, o “Menu”.

A seção “História em Movimento” é composta por nuvens que, ao serem, clicadas, abrem uma animação com links para os demais conteúdos do site, ou então remetem o usuário direto aos documentos mais importantes na trajetória científica e política de José Bonifácio. A caixa “Pesquise Aqui” possibilita ao usuário uma busca rápida em todo o conteúdo do site, ou em cada uma de suas divisões. Este recurso também está listado como um dos itens do “Menu”. O “Menu”, por sua vez, lista as demais áreas que estruturam o site.

As duas janelas de entrada, localizadas abaixo da caixa “Pesquise Aqui”, destacam randomicamente duas das seções que compõem o menu.

O site José Bonifácio – Obra Completa integra um banco de dados (com documentos DE José Bonifácio, isto é, produzidos por ele ou pertencentes a ele) e um vasto repertório de textos de apoio (com material SOBRE José Bonifácio).

No banco de dados, o pesquisador terá, sem sair de casa, acesso à imagem e ao texto integral de milhares de documentos relacionadas ao Patriarca da Independência e ao amplo período histórico a que pertenceu.

As seções de conteúdo editorial dividem-se em: “Cronologia”; “De A a Z”; “Bonifrases”; “Mapa das viagens”; “Principais obras”; “Bibliografia” e “Genealogia”. Elas foram concebidas e organizadas como guias de referência rápida, compactando informações dispersas no banco de dados, montando quadros explicativos, compilando elementos de natureza semelhante e oferecendo informações complementares ao conteúdo dos documentos.

 


 

 

O banco de dados
O banco de dados é o coração do site José Bonifácio – Obra Completa. Ele contém 4.124 registros, que incluem livros de José Bonifácio, seus discursos, os decretos e manifestos que redigiu ou ajudou a redigir, seus textos científicos, suas poesias, sua correspondência ativa e passiva, fragmentos manuscritos por ele etc.

Cada um desses registros possui uma ficha, em que o usuário pode encontrar, além de informações básicas sobre a obra ou documento de interesse (título, nome do autor, data em que foi escrito ou publicado), seu trecho de abertura, a instituição onde ele se encontra e sua localização exata no acervo. Tais fichas são, por tudo isso, um importante instrumento de pesquisa para qualquer historiador ou pesquisador.

O que o banco traz de mais precioso, porém, são 10.178 páginas digitalizadas de documentos, entre manuscritos e impressos. Por meio delas, o usuário tem acesso direto a fontes imprescindíveis para qualquer trabalho que diga respeito ao Período Imperial brasileiro.

 


 

 

A pesquisa
A caixa “Pesquise Aqui” está sempre disponível em qualquer tela do site. O usuário pode fazer sua busca de três maneiras: 1) em documentos DE e SOBRE José Bonifácio; 2) em documentos DE José Bonifácio (produzidos por ele ou pertencentes a ele); 3) em textos SOBRE José Bonifácio (isto é, nas seções de conteúdo editorial: “Cronologia”, “De A a Z”, “Bonifrases” e “Bibliografia”). Ela possui um ícone de ajuda – um ponto de interrogação – por meio do qual o usuário tem acesso a uma lista de pequenas dicas de recursos especiais para sua busca.

A tela com os resultados das buscas foi concebida e desenhada para propiciar ao usuário uma compreensão imediata.

Na tela com os resultados da busca o usuário encontra, abaixo da caixa “Pesquise Aqui”, um relatório sintético, dizendo quantos itens foram encontrados a partir da palavra-chave escolhida, no site como um todo, no banco de dados e nas seções de referência rápida.

Abaixo do relatório, está uma barra de navegação que permite ao usuário percorrer as diferentes páginas com os resultados de sua busca.

Em seguida, os itens encontrados são discriminados em forma de lista. Caso a busca tenha sido feita apenas no banco de dados, o usuário encontrará uma lista, em uma coluna à esquerda da página, com documentos DE José Bonifácio. O mesmo ocorrerá caso a busca tenha sido feita apenas nos textos SOBRE José Bonifácio. Caso tenha sido feita no conteúdo completo do site, os resultados aparecem divididos em duas colunas, uma mais larga, à esquerda, que lista os documentos do banco de dados, e uma mais estreita, à direita, com os resultados colhidos nas seções de conteúdo editorial.

Quando a busca envolve os documentos DE José Bonifácio (produzidos por ele ou pertencentes a ele), os resultados são listados contendo o título do documento, o nome do autor, a data do documento, e três ícones: um deles, “ver imagem”, leva o usuário à imagem digitalizada da obra ou documento; outro, intitulado “mais informações”, leva-o à ficha com os dados da obra ou documento; e o último permite ao usuário compor uma “lista de pesquisa”, que, ao final de sua visita, poderá ser encaminhada ao seu email pessoal. Quando não houver imagem disponível de determinado documento ou obra, o ícone correspondente não aparecerá.

Clicando em “lista de pesquisa”, o usuário abrirá uma tela onde encontrará sua lista, ainda editável, além de um campo onde deve preencher seu email e um botão “enviar”, que consolida a lista e remete-a ao seu email pessoal.

Abaixo desta coluna, há uma segunda barra de navegação, idêntica à que se encontra no topo da página.

Esta lista de resultados é estruturada de acordo com a seguinte ordem de prioridade: 1) a palavra buscada está contida no título de uma obra ou documento cujo autor é José Bonifácio; 2) ela aparece no título da obra ou documento pertencente a José Bonifácio mas do qual ele não é o autor; 3) a palavra buscada aparece ao longo de um texto cujo autor é José Bonifácio; 4) a palavra buscada aparece ao longo de um texto cujo autor não é José Bonifácio.

Quando a busca envolve os textos SOBRE José Bonifácio, os resultados são listados contendo o título do texto e sua primeira frase. Eles aparecem de acordo com a seguinte ordem: 1) aqueles que provêm da “Cronologia”; 2) aqueles que provêm da seção “De A a Z”, nos quais a palavra está no título do texto; 3) aqueles que provêm da seção “De A a Z”, nos quais a palavra está no conteúdo do texto. Em seguida, vêm os resultados obtidos nas seções “Bonifrases” e “Bibliografia”. Quando a busca tiver sido feita em todo o conteúdo do site, os resultados contidos nos textos SOBRE José Bonifácio estão, como visto anteriormente, na coluna específica, à direita da tela, e nesse caso ela possui uma barra de navegação própria, localizada ao fim da lista.

 


 

 

1 - Cronologia
Fartamente ilustrada, a “Cronologia” está centrada na vida de José Bonifácio, mas contém ainda registros relativos aos principais acontecimentos de sua época. Ela possui links diretos para o acervo de obras e documentos contido no banco de dados e para o mini-dicionário “De A a Z”.

Ela possui uma barra lateral que permite ao usuário escolher o ano que deseja consultar. Cada entrada da “Cronologia” é apresentada da seguinte forma: no alto, está o ano; em seguida, a data do acontecimento registrado; abaixo, a descrição do fato propriamente dito, com os links assinalados. Quando necessário, um botão chamado “Rodapé” dá acesso a notas explicativas ou bibliográficas.

Caso o usuário tenha chegado na “Cronologia” por intermédio de um link, e tenha interrompido temporariamente a consulta que fazia em outra seção, basta que ele clique o botão “voltar” e imediatamente retornará ao ponto onde estava.

Abaixo deste botão, a barra de navegação permite que o usuário avance ou recue página a página no interior da “Cronologia”. Caso ele queira saber todas as entradas existentes em um mesmo ano, basta que ele abra a janela do combo localizado nesta mesma barra de navegação.

 



 

 

2 – De A a Z
Esta segunda seção de conteúdos editoriais, também fartamente ilustrada, vem a ser um conjunto de quase cem verbetes sobre temas diretamente relacionados a José Bonifácio (por exemplo: “Ministério do Reino e Negócios Estrangeiros”), indiretamente (p.e.: “Iluminismo”), ou sobre seus contemporâneos e os grandes fatos históricos que marcaram sua época (por exemplo: “D. João VI”, ou “Bloqueio continental”).

No alto da página o usuário poderá encontrar uma barra horizontal que lhe permitirá passar de uma letra a outra do mini-dicionário. Abaixo dela, está o título do verbete, seguido pelo conteúdo, com os links devidamente assinalados. Estão disponíveis aqui links de navegação interna, entre um verbete e outro, além de links para a “Cronologia” e para as obras citadas que fazem parte do banco de dados.

Na parte inferior da página, encontra-se a barra de navegação, que permite ao usuário navegar de um verbete a outro dentro da mesma letra. Caso ele deseje uma lista completa de todos os verbetes existentes em cada letra, basta que ele abra a janela do combo localizado nesta mesma barra de navegação.

 

 

 

 

3 - Bonifrases
A habilidade de José Bonifácio com as palavras manifesta-se de várias formas. Uma delas é seu excepcional talento para cunhar frases e expressões ora políticas, ora filosóficas, engraçadas ou corrosivas. Esta seção reúne 128 das melhores dentre elas. Todas as frases aqui selecionadas possuem uma conexão direta com as obras ou documentos de onde foram tiradas.

No alto da tela, o usuário verá um colar de esferas flutuantes, cujos títulos sugerem o tema da frase a que se referem. Basta clicar uma das esferas, e o resultado será apresentado logo abaixo da animação. Quando houver mais de uma frase, elas aparecerão divididas por uma linha horizontal e todas elas serão imediatamente apresentadas.

 

 

 

 

4 - Mapa das viagens
José Bonifácio viveu fora do Brasil duas vezes, a primeira delas por 36 anos, entre 1783 e 1819, durante os quais viajou por inúmeros países da Europa, e a segunda durante seu exílio, entre 1824 e 1829. Além disso, tendo nascido em Santos, morou em São Paulo, no Rio de Janeiro e na ilha de Paquetá. Este mapa, animado, ilustra seus deslocamentos dentro e fora do Brasil.

Ao usuário, basta clicar no botão “clique aqui para iniciar” para que surjam as setas representativas dos deslocamentos de José Bonifácio. Ao final de cada etapa desta viagem biográfica, uma pequena janela de texto se abrirá, explicando o contexto em que aquele deslocamento ocorreu.

 

 

 

 

5 - Principais obras
Além do banco de dados conter a íntegra da produção de José Bonifácio, aqui são listados alguns textos que nela se destacam, para facilitar ao usuário o entendimento da trajetória intelectual do Patriarca da Independência. Na confecção dessa lista, procurou-se contemplar três grupos de textos: 1) obras científicas, literárias e anotações esparsas; 2) documentos políticos, decretos, instruções e leis; 3) correspondência particular.

Na tela, o usuário verá essas obras apresentadas duas de cada vez, em ordem alfabética. A barra de navegação, localizada abaixo, possibilita ao usuário percorrer a seção “Principais Obras” página a página. Caso ele deseje uma navegação acelerada, a janela do combo lhe ofererecerá a opção de saltar páginas.

Todos os itens desta lista bibliográfica têm links com as obras propriamente ditas, armazenadas no banco de dados.

 

 

 

 

6 - Bibliografia
Estão selecionados aqui os melhores e mais importantes livros já escritos por terceiros a respeito de José Bonifácio. Assim, o usuário poderá aprofundar-se no estudo de sua biografia e do contexto de sua atuação política e científica. Dentre centenas de livros, estão apontados e comentados aqueles cujo esforço de pesquisa ou viés interpretativo continuam sendo referência para leigos e historiadores em geral.

No alto da tela, o usuário encontrará, em itálico, o título do livro. A seguir, seu autor ou organizador. O texto principal é uma breve descrição crítica do conteúdo e da obra, onde o fator que a torna tão relevante é destacado. Ao lado do texto, há um botão “ver ficha”, que abre ao usuário uma ficha bibliográfica completa. Na parte inferior da tela, há uma barra de navegação, que permite ao usuário navegar obra a obra ou abrir uma janela de combo em que todos os autores estão listados, permitindo-lhe passar de uma obra a outra em qualquer ponto da lista.

 

 

 

 

7 - Genealogia
Apresenta quatro gerações da árvore genealógica de José Bonifácio, de forma didática e resumida.

No alto da página, o leitor verá um esquema geral da árvore. Clicando sobre ele, um pequeno retângulo deslizará conforme os movimentos do mouse. A parte da árvore contida no interior deste retângulo é ampliada automaticamente, e aparece no mostrador que se localiza logo abaixo do esquema geral da árvore. Algumas das pessoas citadas na “Genealogia” possuem uma ficha específica, que contém as seguintes informações detalhadas: nome do pai e da mãe, data de nascimento, nome do cônjuge, data do casamento, data da morte e nome dos filhos. O item José Bonifácio é destacado por um anel de luz verde.

Por fim, abaixo do mostrador com a árvore ampliada, o usuário encontrará uma caixa com legendas explicativas de certos sinais.

 

 

 

 

O projeto
O projeto que deu origem a este site teve o patrocínio das empresas Cosipa e Rio Negro, e apoio da Fasal, todas atuantes no setor siderúrgico e fazendo parte do grupo Usiminas.

Iniciado em 2005, seu trabalho consistiu em coletar, analisar e sistematizar, em um conjunto integrado, os mais importantes acervos no Brasil sobre José Bonifácio e seu tempo, que estão nas seguintes instituições: Biblioteca Nacional, Biblioteca Mário de Andrade, Museu Paulista, Museu de História Diplomática do Itamaraty, Arquivo Nacional, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e Museu Imperial de Petrópolis.

O projeto se desenvolveu em duas frentes.

De um lado, uma competente equipe de historiadores, paleógrafos e arquivistas, sob a orientação de um Conselho Diretor que reunia grandes nomes da História e da Ciência Política brasileiras – Boris Fausto, Alberto da Costa e Silva, Celso Lafer, José Murilo de Carvalho, Esther Caldas Bertoletti e Jorge Caldeira.

De outro, uma força-tarefa tecnológica, capaz de adaptar os recursos existentes à prática da pesquisa histórica e às necessidades dos futuros usuários do site. E, também, capaz de desenvolver os procedimentos de trabalho que melhor combinassem metodologia historiográfica e informática de ponta, encontrando soluções técnicas originais.

 


 

 

Apoio pedagógico
A apresentação do material neste site obedeceu basicamente os princípios da pesquisa. Existe, no entanto, um trabalho pedagógico feito pelo Centro de Referência em Educação Mário Covas (CRE), vinculado à Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria Estadual de Educação do Governo do Estado de São Paulo, que pode ser útil aos professores. Clicando o botão abaixo, você terá acesso ao site do CRE, onde encontrará, num dos destaques da página inicial, um plano de trabalho em sala de aula que foi elaborado por especialistas no assunto.


 

4.124 registros
7.059 páginas de manuscritos
3.119 páginas de impressos

Busca
todos os
documentos
documentos DE   José Bonifácio
textos SOBRE
José Bonifácio
 
 
 

Página Inicial | Neste site | Pesquisa | Cronologia | De A a Z | Bonifrases | Mapa das viagens
Principais obras | Bibliografias | Genealogia | Ficha técnica | Termo de uso

© 2006 Mameluco Produções Artisticas. Todos direitos reservados.