“Mas o Brasil tem bens reais, e não precisa de fictícios – não convertamos o supérfluo em necessário, nem demos alimento a ocas vaidades e desejos e gozos pueris. Sejamos grandes sem ostentação, prazeres, sem arte, e virtudes, sem dinheiro.”
Uma realização:
Patrocínio:
1824
05/06/1824
Os exilados chegam por fim ao porto de Bordeaux, a bordo do navio Saint Martin.* Após se instalar na rue du Palais Galien, 168, José Bonifácio transfere-se para Caudéran e, por fim, para Talence, a quatro quilômetros de Bordeaux.**
* “Foi possivelmente graças à intervenção diplomática inglesa que José Bonifácio eseus companheiros puderam desembarcar em Vigo e, com exceção de Montezuma,atingir por terra a Corunha, daí se transportando para Bordéus, onde chegaram a 5 dejunho, no navio Saint Martin.” SOUSA, Octavio Tarquínio de. José Bonifácio. Belo Horizonte: Itatiaia, São Paulo: Edusp, 1988, p. 225.
** “O governo brasileiro enviara uma carta ao chefe da polícia francesa, Franchetd'Espèrey, solicitando vigilância sobre José Bonifácio e os irmãos, homens perigosos.” FONSECA, Gondin da. A Revolução Francesa e a vida de José Bonifácio. São Paulo: Edart, 1968, p. 116.