“Os ministros devem sentir que não poderão sustentar-se senão governando conforme a justiça e a Constituição (...).”
Uma realização:
Patrocínio:
1801
18/05/1801
Por meio de carta régia, José Bonifácio é nomeado membro do Tribunal de Minas e intendente-geral das Minas e Metais do Reino.*Diante da carência de trabalhadores especializados no Reino, ele solicita às autoridades superiores que contratem operários para a exploração das minas. Chegam diversos alemães, mas são mineralogistas, e não operários. Entre eles está, no ano seguinte, o barão de Eschwege, que deixaria retrato de Bonifácio.**
* FERNANDES, Carlos Alberto Barroso (apresentação) e GUIMARÃES, Fernando Luís Campos (coordenação). José Bonifácio, cientista:exposição comemorativa do sesquicentenário da morte do Patriarca da Independência. Rio de Janeiro: Maity, 1988, p. 29. (Catálogo da exposição realizada no Espaço BNDES). Bonifácio “deveria dirigir as Casas da Moeda, Minas e Bosques de todos os domínios portugueses, com vantagens pecuniárias iguais às recebidas durante a viagem de estudos”. SOUSA, Octavio Tarquínio de. José Bonifácio. Belo Horizonte: Itatiaia, São Paulo: Edusp, 1988, p. 78.
** Eschwege notou a simplicidade da casa de José Bonifácio, e que ele falava com dificuldade o alemão. SOUSA, Octavio Tarquínio de. José Bonifácio. Belo Horizonte: Itatiaia, São Paulo: Edusp, 1988, pp. 83-4.